contato: as@as.adv.br

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PREVENIR ainda é o melhor remédio.


    Prevenção, precaução, estudo, planejamento, são mais que um jogo de palavras. A assertiva é norteada pelo princípio do empresário de sucesso, pois privilegia a intenção de não se correr riscos desnecessários, vez que na atividade mercantil é possível uma análise criteriosa, a fim de reduzirmos os inconvenientes.
    Quando discorremos sobre riscos empresariais, a solução consiste em sermos pró-ativos, evitando-se reações desproporcionais, criando valores sustentáveis no intuito de garantir a sobrevivência da empresa, em fuga a esta realidade de incertezas que tanto assombram os gestores.
    Em vista de todos os riscos, deve-se analisar o seu valor econômico, diferenciando a rentabilidade aparente com a real margem, e a falta de atenção a este pressuposto é a resposta a diversas crises financeiras, onde equivocadamente o empresário tem o risco como inexistente ou controlado, mas sem a medida exata do que irá enfrentar.
    Não menos importante, é fazermos uma leitura de todos os prejuízos já suportados, a fim de identificar o custo-benefício na tomada de medidas inibidoras.
   
Em exemplo podemos destacar:
 
    A quantidade de empresas que sofrem condenações judiciais que poderiam ser evitadas, e pior, sofrem tais condenações, mais uma vez, por deixar de corrigir um erro que normalmente não exigiria muito esforço.
    E atualmente, onde o cliente está mais exigente e o mercado cada vez mais competitivo, o Empresário não pode amargar prejuízos desnecessários, tem que ter uma visão macro, avaliando as possíveis despesas que possam afetar o seu lucro.
    Deve considerar sobre modelos de contrato de trabalho, jornada trabalhista, análise de convenção coletiva (CCT), elaboração de regulamento interno da empresa, contratos com terceiros, implantação de política de vendas, guia de atribuições e etc., que elaborados e aplicados de maneira correta, evitam grandes dissabores empresariais.
    O futuro é algo que não vem pronto, então preparemos o nosso melhor. Aplicamos a prevenção evitando o prejuízo.