contato: as@as.adv.br

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Empreendendo em Organização


O empreendedor
            Na atualidade, o empresário de sucesso deve mais que empreender, deve assumir as rédeas da administração do seu negócio de forma a tirar o melhor proveito de suas idéias e dos recursos humanos sob sua orientação, pois, são pessoas e idéias que geram o almejado lucro do negócio.

Na atualidade
            Em um mercado, cada vez mais competitivo, as diferenças básicas como: planejamento, atendimento, pessoalidade e foco, são essenciais e diferenciam a boa empresa da comum. Verifico estas questões, nos clientes que manifestam preocupação com a falta de tempo para conduzir analises e tomar decisões com maior grau de precisão, onde a urgência por apresentar resultados faz prevalecer análises superficiais, suficientes apenas para dar o próximo passo, porém, compromete-se com as conseqüências que, por vezes, acabam por absorver o lucro imaginado.

O diagnóstico
            Diagnosticar os problemas da organização é uma forma de minimizar riscos e compreender a empresa, através da sua: dimensão, estrutura organizacional, processo e estratégia, o que, para tanto, o envolvimento dos colaboradores torna essa atividade mais participativa, compartilhando a visão individual com a visão de futuro que se deseja alcançar.

O processo
            O enfoque de diagnóstico Empresarial de gestão de Pessoal consiste, diretamente, ao primeiro passo para empreender o processo de planejamento estratégico Direito Preventivo, correlacionando inteiramente ao Direito do Trabalho. A composição organizacional definida evita distorções e possível sobreposição de funções, onde, muitas vezes, tornam-se tão erroneamente distribuídas, onde se verifica excesso em determinadas áreas, quando outras secções quase inabitadas.

O plano
            Para elaboração de um plano preventivo trabalhista não se segue uma fórmula universal, é mais ampla, porém, em sua essência, visa-se evitar perdas futuras, não apenas econômicas, mas, de ordem motivacional e de produtividade. É necessário que o empreendedor tenha a qualificação exata de cada subordinado, possua um guia de atribuições, regimentos internos, contratos de sigilo e confidencialidade e efetue o acompanhamento dos principais processos da organização, possuindo a dimensão exata de sua estrutura.

A visão
            Com esta nova óptica empresaria, o temor administrativo ao Direito do Trabalho deixará de ser uma incógnita absurda, basta pensarmos no direito preventivo, não como remédio, mas sim, como uma vacina, ou seja, não apenas para corrigir algo errado, entretanto, para evitar que tal erro ocorra.